Dicas

Saiba Como Escolher Fios e Cabos Adequados para Cada Instalação

Publicado em 24.01.2022 |
Visualizações
10.987 visualizações

Na hora de construir, reformar ou instalar algum equipamento, nos deparamos com as escolhas dos fios e cabos.

Acontece que, diante de tantas opções, pode não ser fácil lembrar de todos os modelos ou mesmo até conhecer para qual aplicação cada fio e cabo se adequa.

Pensando nisso, elaboramos este material para você não ter mais dúvidas e saber escolher certinho qual cabo é o mais adequado para cada tipo de necessidade, sempre pensando na segurança. Vamos lá?

Existe diferença entre fio e cabo?

Para os especialistas, a diferença é clara. Para os menos familiarizados com o mundo da elétrica, pode não ser tão óbvio assim. Apesar de ambos, fio elétrico e cabo elétrico possuírem a mesma função, eles dispõem de características distintas.

O fio elétrico é composto por um único fio, o que naturalmente o torna mais rígido. Esta característica limita seu uso para locais fixos, uma vez que ele pode romper-se com maior facilidade ou quadro de disjuntores, onde é recomendado por não torcer com facilidade.

Já o cabo elétrico, por sua vez, é uma seção nominal (bitola) composta por vários filamentos metálicos torcidos em sua composição. Essa característica, além de dar mais maleabilidade ao condutor, permite com que os cabos aceitem maior carga elétrica.

Em ambos os casos, o metal utilizado é o cobre, mas muitas vezes podem ser encontrados fios e cabos com alumínio como matéria prima. Além disso, normalmente fios e cabos são revestidos com PVC, que tem por objetivo isolar a tensão elétrica, para evitar que o cabo transfira a corrente elétrica para outros materiais.

Este PVC é feito de cores distintas, de forma a facilitar a instalação/manutenção, o que fornece mais segurança para todos. Veja:

Condutor Azul: embora equivocadamente conhecido como ‘negativo’, o fio azul é indicado para isolação, com tensão 0V;
Condutor Verde ou Amarelo: proteção, também conhecido como ‘fio-terra’;
Condutor Preto, vermelho ou marrom: são indicados para condutores fase, ou seja, por onde passa a tensão (como ex.: 127, 220 V).

Quais são os tipos de cabos e suas aplicações?

Tanto o fio quando o cabo são apresentados em diversas ‘espessuras’, que tecnicamente são conhecidas por diâmetro nominal. Popularmente, o diâmetro nominal (DN) é conhecido por bitola. O DN é medido por milímetro quadrado (mm²), e a escolha do DN vai depender da aplicação (iluminação, ar condicionado, torneiras e chuveiros, aplicações industriais).

Quem quer que seja responsável pela instalação, precisa conhecer quais tipos de condutores elétricos estão disponíveis comercialmente no mercado e, principalmente, a diferença entre eles.

Estão disponíveis no mercado fios e cabos com bitolas que variam de 1,5 mm² a 240 mm². Os fios chegam até 10 mm², já os cabos, podem atingir os DNs maiores. por via de regra, quanto maior a seção, teoricamente maior a capacidade de corrente elétrica (amperes) suportada pelo cabo. Vejamos alguns exemplos:

saiba como escolher fios e cabos adequados para cada instalacao

Qual a melhor opção?

Certamente que você deve querer colocar a melhor alternativa para sua instalação elétrica, certo? No entanto, não existe a resposta certa para essa pergunta.

Para certas instalações, o fio pode ser uma alternativa melhor, como é o caso de áreas que são fixas e não há movimentação. Já para outras aplicações, os cabos elétricos podem ser mais adequados.

Uma vez que estes são mais flexíveis, seu manuseio é mais fácil, permitindo trabalhar em condições variadas.

Caso você esteja pensando se deve ou não trocar os fios/cabos da sua casa, temos um conteúdo explicando isso certinho para você, é só clicar aqui para ir direto para a página do nosso blog!

Conclusão

Tanto o fio quanto o cabo elétrico possuem a função de conduzir energia, eles se diferenciam pelo número de fios, o que afeta diretamente a maleabilidade de cada um.

Cada instalação elétrica vai exigir um tipo de condutor, e isso pode variar de acordo com diversos fatores, sendo um dos principais, a corrente elétrica que a seção de condutor deve suportar.

Para não errar, consulte sempre um profissional da área, como um engenheiro eletricista de forma que ele possa te orientar na compra dos condutores elétricos adequados para a sua instalação!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe que estaremos prontos para te ajudar!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.